segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cuidados com o que vestir quando passa férias no estrangeiro.

Ao longo dos séculos a cultura de diversos países tem vindo a evoluir, a construir-se a aperfeiçoar-se e outras tantas vezes a degradar-se. São milhares de culturas, de costumes, de religiões espalhadas por todos os cantos do Mundo. Muitas dessas culturas diferentes atraem turista e curiosos a todos os países, e cada pessoas que mostram um interesse em visitar e conhecer culturas diferente, como tal é necessário pensar na importância da integração e da relação com os residentes locais. Um desses exemplos é o Dubai que é cada vez mais um destino de eleição para casais em lua de mel. Com a inserção de alguem de uma determinada cultura noutra cultura diferente vai existir sempre um choque cultural que pode levar a um desentendimento entre culturas, como tal ao visitar culturas diferentes deve-se sempre ter em conta uma integração cultural como meio de inserção.




Porquê uma integração?


O mais importante numa dessas viagens a lugares culturalmente diferentes é não ofender, nem mostrar qualquer desprezo pela cultura em que passam a estar inseridos, o que por vezes acontece, não com intenção, talvez apenas com pouco conhecimento por parte do visitante. Maior parte das vezes o que leva a uma abrupta diferença de culturas é a religião, com tantas religiões diferente espalhadas por todo o Mundo é de prever que o comportamento do ser humano se adapte à sua própria religião. Uma breve adaptação e mudança da forma de estar de acordo com a situação é sempre o melhor princípio.


Em que consiste uma simples adaptação cultural?


Um breve exemplo dessa adaptação encontrasse quando alguém visita, em qualquer parte do mundo, uma mesquita. Toda a mulher deve colocar um lenço sobre a cabeça que de acordo com o conceito “hijad” que é considerado o “véu que separa o homem de deus”, não precisando assim de se vestir como as pessoas locais, neste caso, um lenço já permite uma integração cultural. Para além disso e em diversos países da Ásia e do Médio Oriente, ao visitar os templos religiosos, qualquer pessoa deve vestir roupas com mangas e compridas, com pouca pele à vista e em alguns casos é necessário até retirar os sapatos e caminhar pelos locais de culto, descalços. O mesmo também acontece em países como a Índia, em que se deve andar pelas ruas com roupas largas e com o mínimo de pele visível, principalmente as mulheres, o que por vezes é complicado com o calor que se faz sentir em diversos cantos do mundo mas, o tecido a tapar o corpo é como um sinal de respeito à cultura Hindu.


Resumindo as dicas mais importantes

Em mesquitas a mulher deve cobrir a cabeça com um lenço como respeito à cultura envolvente;
Nem todas as culturas necessitam de uma adaptação, mas em países abruptamente diferentes é necessário adaptar o vestuário e o comportamento um pouco mais de acordo com a cultura dos mesmos;

Independentemente do local, em países como os da Ásia, Médio Oriente e até mesmo Índia é necessário cobrir o máximo de pele possível, como os tornozelos, os pulsos e qualquer tipo de decote;

Em alguns casos, em locais de culto como mesquitas, entre outros, é necessário retirar os sapatos à entrada;




E quem não estiver prevenido?


Normalmente, ao visitar culturas diferentes, o mais que pode acontecer é a roupa não ser apropriada, mas tudo se resolve com um pouco de tecido que se compra nas barracas que os comerciantes locais estendem pelas ruas da cidade. Tudo isto não significa que ao visitar a índia seja necessário vestir roupas tipicamente indianas, apenas que, como bom turista é necessário ter em consideração os locais de culto dos países em questão e vestir roupas o mais apropriadas possíveis.


Em suma, existem pelo mundo milhares e milhares de culturas, de religiões, de costumes, que atraem em larga escala turistas, curiosos e viajantes. O mais importante numa dessas viagens é sempre não ofender nem criar um atrito cultural, por isso, qualquer viajante deve ter em conta a cultura onde se vai inserir. Deve também procurar fazer uma pesquisa breve sobre o que pode ou não vestir nos locais de culto que pretenda visitar, esse é o primeiro princípio para uma boa integração cultural. Para além de tudo isso é necessário ter sempre em consideração que culturas diferentes originam sempre comportamentos diferentes por isso o mais correcto é uma adaptação simples para não ferir nenhuma das culturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário