terça-feira, 14 de abril de 2015

As 3 festas mais populares em Lisboa

Lisboa, a capital portuguesa, atrai muitos turistas vindos das mais variadas regiões do mundo. Não é só a sua beleza paisagística com vista sob o rio Tejo que deslumbra os visitantes; mas também toda a sua história baseada numa arquitetura muito mais antiga em certas zonas da cidade; para além de toda a parte comercial. Esta linda cidade foi também acompanhada ao longo dos anos por vários costumes e tradições. Os habitantes de Lisboa são fãs de divertimento e muita alegria, assinalando e festejando nas alturas respetivas.

Lisboa é uma cidade muito ligada ao divertimento, em especial no que toca ao público mais jovem na altura do Verão; uma vez que muitas bandas e cantores internacionais têm esta cidade nas suas digressões de concertos. Também existem espetáculos de teatro, exposições em museus e galerias de arte que suscitam muito o interesse respeitante à cultura portuguesa. Apesar de oferecer toda esta variedade, Lisboa é um místico da junção entre o "novo e o antigo", que ao longo dos anos sofreu várias modificações, mas também mantém viva a memória e costumes de outrora.
É em Junho, o mês dos Santos Populares, que os visitantes são recebidos em Lisboa com grande algazarra e entusiasmo. Nesta época festiva reina a festa, a alegria e a boa disposição. Em Lisboa, é o Santo António o padroeiro que abençoa as festas populares, com início a 12 de Junho.
 Lembre-se! Antes de ir para Lisboa, consulte a agenda local clicando aqui! 

Casamentos de Santo António

Acompanhadas pela típica sardinha assada e o cheiro do manjerico no ar, as festas populares de Santo António, são o foco da cidade lisboeta.
Santo António, nascido em 1195 foi um pregador que ficou muito conhecido pela sua devoção aos pobres e afável habilidade em converter os cidadãos ateus. Ingressou ainda muito jovem na Ordem dos Franciscanos, e lecionou a disciplina de teologia em diversas universidades da Europa. Este santo é considerado o padroeiro casamenteiro, uma vez que se consta que era um excelente conciliador de casais.
No ano de 1997, a Câmara Municipal de Lisboa retomou os Casamentos de Santo António, adaptando e modernizando esta tradição: começaram a ser contemplados não só os casamentos religiosos, mas também os civis. As festas em honra de Santo António começam a 12 de Junho, com a realização destes casamentos inseridos nas Festas da Cidade.
As Marchas Populares

As Marchas Populares, na noite de 12 de Junho são outra das tradições do padroeiro Santo António na capital portuguesa. Estas marchas, que também atraem vários visitantes e curiosos, representam os diferentes bairros lisboetas. As Marchas Populares de Lisboa remontam ao ano de 1932, e são talvez as mais antigas tradições de Lisboa. Esta tradição começou com o diretor do jornal “Notícias Ilustradas”, José Leitão de Barros, que lançou o desafio de um concurso com os ranchos folclóricos dos bairros antigos de Lisboa; de forma a conseguir mobilizar a atenção do público para este evento.
Atualmente, estas marchas que desfilam pela Avenida da Liberdade, disputam pela melhor coreografia acompanhada de luz, som, música popular e animação. Quem participa, treina ao longo de todo o ano para conseguir impressionar os bairros rivais e os juízes. Muitos dos bairros optam por ter padrinhos e madrinhas, que em geral são figuras conhecidas. É o bairro de Alfama que tem arrecadado o primeiro prémio ao longo destes anos, pela sua beleza excêntrica e animada.  

Lisboa em festa e Santo António é padroeiro

Para além do dia 12 de Junho, que conta com os Casamentos de Santo António e do desfile as Marchas Populares, também na tarde do dia 13 existe uma procissão que percorre as ruas de Lisboa em honra a Santo António; de forma a dar um culto religioso às festas.
As festas de Lisboa realizam-se durante todo o mês de Junho, tendo como mote os casamentos e as marchas. No entanto, ao longo deste mês e também durante o resto do Verão existem diversos espetáculos como festivais de música jazz ou fado, entre outros, que atraem os mais variados visitantes à capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário