quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

4 atrações para visitar em Copenhaga

Situada na Dinamarca, Copenhaga, além de ser a capital deste país, é ainda considerada a sua maior cidade. Apesar de ser uma cidade nórdica, todos os seus visitantes afirmam que apresenta traços latinos. A população é descontraída e são pessoas simples e práticas. Conhecida pelo facto de ser o berço das histórias de Hans Christian Andersen e da cerveja Carlsberg, esta cidade promete aos turistas uma viagem cheia de aventura e emoção.

Mas quais os monumentos a visitar em Copenhaga?
1.   Estátua da Pequena Sereia    

Um dos mais conhecidos monumentos não só de Copenhaga, mas de toda a Dinamarca é a estátua da Pequena Sereia. Esta estátua representa uma das personagens dos contos de infantis de Hans Christian Andersen e é diariamente fotografada por milhares de turistas de todo o mundo. Ao longo dos anos esta já sofreu vários atos de vandalismo, dado ser o símbolo representante da cidade, mas o mais significativo foi em 1964 quando os manifestantes a deixaram sem cabeça. Devidamente restaurada, esta permanece no mesmo local, junto às águas do porto da cidade.
2.     Palácio de Christiansborg 

No Palácio de Christiansborg estão albergados os poderes executivo, legislativo e judiciário da Dinamarca, sendo a única construção do mundo que abriga os três poderes reunidos. Neste espaço são votadas as leis da Dinamarca. Este localiza-se no centro da cidade, na ilha Slotsholmen que significa ilha do castelo e muitas vezes designada por ilha do poder. Esta segunda designação é dada devido aos vários edifícios oficiais aqui reunidos.  Palácio de Christiansborg pode ser visitado apenas em algumas parte incluindo a capela.
3.  Rådhus - Câmara Muncipal 

   Rådhus: Localizado no centro da cidade em frente à Marina, este é um dos edifícios mais fotografado, não pela sua beleza ou características arquitetónicas, mas pelo facto de ser palco das cerimónias de entrega do prémio Nobel da Paz, que é entregue neste edifício, todos os anos a 10 de Dezembro. Foi construído a 1905 e apresenta uma torre de relógio emblemática, com 105 metros de altura, a qual é possível visitar. Na sua fachada principal tem incorporada a estatua do bispo de Absalon.
4.      Marmorkirken

À primeira vista pode fazer lembrar a Catedral de S. Paulo em Londres ou a Catedral de S. Pedro em Roma, mas Marmorkirken está situada em Amalienborg Slo e tem uma cúpula com mais de 30 metros de diâmetro. Foi construída em 1749 e apresenta características do estilo neobarroco. É possível visitar a sua cúpula.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Os 10 melhores destinos de Portugal para as férias de inverno

O inverno pode ser frio e chuvoso, mas existem várias oportunidades de aproveitar o que a natureza nos oferece. Com os bons destinos e preços da baixa temporada de viagens, já há desculpas para sair de casa e ainda poupar dinheiro nas férias. Existem imensas atividades e sítios a visitar durante esta época. Estes são os 10 melhores destinos para desfrutar de umas boas férias durante o inverno.
1.  Montalegre: Esta vila no distrito de Vila Real é famosa pela feira do fumeiro em janeiro. Aqui tem a oportunidade de visitar o Centro Histórico, o Ecomuseu do Barroso, Castro de São Vicente do chã ou até as antigas Minas de Volfrâmio da Borralha. Caso queira aventuras ao ar livre, o trilho do rio e o trilho de Santa Maria das Ruinas são as nossas sugestões.
 

2. Serra do Gerês: A maior serra do norte destaca-se pelas suas atividades ao ar-livre e pelo turismo religioso. Pode aventurar-se pelos trilhos e observar as quedas de água, os riachos e o Mosteiro em Ruínas. Por entre esses trilhos pode encontrar uma piscina natural. Graças à diversidade de fauna e flora é considerada Reserva Natural da Biosfera pela UNESCO.
 

3.  Braga: Esta cidade mais antiga de Portugal é rica em turismo religioso. Fique num hotel no coração da cidade e visite o Santuário de Bom Jesus e suba as escadas ou ande no elevador do Bom Jesus do Monte. A Sé de Braga, a igreja da Misericórdia ou até o Mosteiro de São Martinho de Tibães são recomendados. Passeie no Jardim de Santa Bárbara e no Jardim da casa dos Biscainhas. 

4.  Porto: Conhecida pela sua boa comida, pessoas simpáticas e beleza, é considerada Património Mundial pela UNESCO. Faça um cruzeiro pelas pontes do Rio Duro ou viaje de eléctrico no coração da cidade. Visite o Palácio de Cristal, as caves do Vinho do Porto, a Casa da Música, a Torre dos Clérigos, a Avenida dos Aliados e o Museu de Arte contemporânea da Fundação de Serralves, com inúmeros jardins. Não pode sair desta cidade sem provar uma Francesinha

5.  Serra da Estrela: Este é o destino mais procurado em Portugal durante o Inverno. Situa-se no distrito da Guarda e é a Montanha mais alta de Portugal continental. O maior interesse pelos turistas foca-se na neve, onde pode praticar alguns desportos como esqui na estância de esqui Vodafone. No entanto, há quem prefira o famoso trenó. A torre da Serra, o Cântaro Magro e as Lagoas são alguns dos sítios que pode desfrutar entre outros. 

6.  Coimbra: Esta cidade oferece-lhe um grande número de bibliotecas com programas de literatura e cinema. Coimbra é uma cidade rica em cultura e espaços verdes, tais como Jardim Botânico, Jardim da sereia, o Parque Verde do Mondego, a Quinta das Lágrimas, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Torre de Almedina, Portugal dos Pequeninos, a Igreja Santiago e o Fado ao Centro. 

7.  Nazaré: É um destino em crescimento pelas preferências não só dos portugueses como pelos estrangeiros graças à famosa onda na Praia do Norte. Para além de poder observar os surfistas, visite o Monte de São Bartolomeu, o Forte de São Miguel e aproveite a vista deslumbrante sobre a praia. A Igreja Nossa senhora da Nazaré é uma passagem obrigatória assim como o passeio pela marginal. Usufrua do centro de talassoterapia localizado no areal da Praia da Nazaré. 

8.  Lisboa: Na capital existe sempre uma atividade a fazer ou um ponto turístico a visitar. A famosa Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, Jardim zoológico e o Oceanário de Lisboa são os mais visitados. Comtemple o Rio Tejo no Castelo de São Jorge, passeie nas docas ou ande de eletrico pela cidade. Vá até ao Parque das Nações e não se esqueça de comer um Pastel de Belém. 

9.  Funchal: Quem visita esta ilha no Inverno, principalmente em dezembro, tem sempre inúmeras atividades que preenchem os seus dias/noites. Na noite de 23 de dezembro realiza-se a tradicional Noite do Mercado, no Mercado dos Lavradores. Na noite 31 de dezembro a 1 de janeiro terá  a oportunidade de assistir a uma sessão de pirotecnia. Não pode deixar de visitar o norte da ilha e observar as fantásticas paisagens ou praticar desportos radicais. Ande no teleférico e prove as iguarias típicas. 

10.  Ilha do Pico: É nesta ilha dos Açores onde se encontra a montanha mais alta de Portugal. Realizam-se várias subidas à Montanha do Pico. Visite a gruta das Torres com um guia especializado. A abertura da casa da montanha do Pico e o festival de inverno “Montanha Pico Festival” traz animação e dinâmica ao ponto mais alto de Portugal.