terça-feira, 19 de novembro de 2013

As tendas ideais para Inverno


TENDA PARA O INVERNO: ESCOLHA A SUA COM AS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ NÃO PODE DISPENSAR

Para quem ama a natureza e a liberdade que se sente em estar o mais próximo dela possível quando se acampa ou se pratica montanhismo, a melhor companheira é uma tenda de design ideal para que tenha estabilidade, seja leve e possa assim oferecer conforto, proteção, privacidade e abrigo das intempéries atuando como aliada, e não inimiga, para se desfrutar do melhor passeio ou aventura. Ao sair para uma aventura invernal, deve-se ter conhecimento das tendas ideais para essa época do ano, suas características necessárias e, inclusive, aquilo que pode vir a ser supérfluo.
Dos equipamentos dedicados ao campismo e montanhismo, nenhum sofreu tantas revoluções de design em tão pouco tempo quanto a tenda. Com o objetivo de aumentar espaços e diminuir o peso e também facilitar a maneira de carregá-las, o modelo tradicional modelo triangular ou tenda de cavalete ou ainda tenda canadiana, passou por diversas adaptações de alteração de desenho para aumento de espaço interno e substituição das varetas e aros rígidos de alumínio por flexíveis de fibra de vidro.

Características Importantes em Uma Boa Tenda de Inverno Moderna

Uma característica bastante importante que se tem nas tendas de hoje em dia são seus tecidos impermeáveis e que permitem a transpiração, do tipo Gore-Tex. Diferente do nylon, utilizado no passado ou em equipamento de qualidade inferior, em se tratando das exigências atuais, o qual somente é impermeável, sendo necessárias duas camadas para combater a condensação.
Existem tendas para mais de uma pessoa que tem estrutura maior, para permitir mais conforto a cada ocupante, porém são também mais pesadas. Mas essas tendas já vêm separadas em partes que permitem que cada um dos, por exemplo, três ocupantes carregue uma parte da tenda não sobrecarregando apenas uma pessoa com esse item do equipamento.
Desta maneira, é importante haver um bom planejamento para se saber da viabilidade de levar uma tenda que atenda apenas um ocupante, no caso de um passeio solitário, a qual será mais leve e fácil de transportar, ou uma para atender a mais pessoas, quando em grupo.
Dizem os campistas experientes, que levam tendas recomendadas para uma pessoa, a levam para uso de seu cachorro, pois as confortáveis e não claustrofóbicas em noites longas e frias de tempestades ideais mesmo para uma pessoa são aquelas recomendadas para duas e para duas pessoas, as de três.
Para aqueles que vão ao encontro do frio nas montanhas, principalmente no inverno, o cuidado é redobrado, e é necessário uma tenda em formato de “A” ou de cúpula geodésica, com fortes costuras e mais peso para que resguarde a tenda do vento e peso da neve.

O que Observar na Estrutura para Avaliar uma Boa Tenda:

Costuras: arestas do tecido dobradas uma sobre a outra e se costuram juntas com pontos uniformemente espaçados e de mesma tensão, para se obter maior resistência. O ponto mais recomendado é o de cadeia fechada, cerca de três a quatro pontos a cada centímetro. Deve-se observar cuidadosamente se os arremates são feitos, pois é uma ocorrência bastante comum na costura industrial, mesmo de qualidade, a ausência dos arremates finais, o que pode fazer com que toda a costura se desfaça. Observe especialmente em pontos de intersecção de tecidos, cantos, fechos, etc.
Reforços: Deve haver bons reforços nas uniões de costuras, pontos onde se encontram os ilhóses, as correias, os laços dos espeques, os ápices e os extremos de cobertura das varetas. Os melhores reforços são de nylon ou couro, só então costurando as correias e os laços entre o aumento e o tecido da tenda.

Tendas de Inverno Mais Usadas

Uma tenda de inverno muito utilizada por mochileiros e canoístas é a Tenda de Abóbada, também é a escolha de campistas e montanhistas de inverno que querem tamanhos maiores. Ela resiste bem a rajadas de vento devido sua forma aerodinâmica e é bastante fácil de montar e desmontar, porém não é bem ventilada e costuma recolher umidade no topo de sua cúpula.
O abrigo de inverno principal dos mochileiros é a Tenda de Túnel, que é extremamente leve. O material utilizado geralmente é o nylon e não é muito espaçosa, porém sua vantagem é que pode ser enrolada em um espaço tão pequeno quanto uma bola de futebol. Não necessita de quaisquer cordas ou estacas e seu design faz com que o ar passe pelo seu lado externo, tornando-a ideal para o inverno, pois tem uma tem uma abertura blindada em uma extremidade e pode ser fechada evitando o mau tempo, além da facilidade de montagem e desmontagem e boa ventilação.
As tendas em formato de “A” são mais pesadas e tem uma estrutura mais rígida de montagem, porém são vantajosas para aqueles que necessitam contar com a possibilidade de acrescentar mais um vestíbulo para aumento de espaço devido a equipamento, por exemplo.
De uma maneira geral, uma tenda de inverno de ampla aceitação é a Tenda de Cúpula ou IGLU. Sua grande vantagem é o aumento de espaço conseguido com o desenho de semiesfera e também que este formato facilita o desvio do ar e da chuva, pois oferece uma superfície sem irregularidades ao ar. Ainda existe o fator menor relação superfície volume, o que contribui com a menor perda de calor, pois assim irradia menor quantidade de energia.
A desvantagem deste tipo de tenda se concentra em suas varetas, que é um sistema em maior número e, portanto acaba por conferir um maior peso, são de mais difícil montagem e costumam ser um pouco mais caras.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como montar uma tenda depressa e bem


Ao procurar tendas – para acampar ou para cobrir uma área em algum evento – são encontradas três tipos diferentes: a barraca, a tenda piramidal e a tenda sanfonada. Cada um dos modelos possui suas vantagens:
- A barraca tem a vantagem de ser totalmente fechada, em cima e nas laterais – ideal para acampar;
- A tenda piramidal faz uma cobertura bonita e bem em conta, podendo ter vários tamanhos diferentes;
- A tenda sanfonada tem a montagem super rápida e é o modelo que possui a mais alta qualidade do mercado de tendas.
Conheça um pouco mais da particularidade desses modelos de tenda e confira alguns truques para montar direitinho e depressa essas tendas – assim você já consegue uma boa ideia de qual é a que melhor supre suas necessidades.

 Tenda Piramidal


A tendapiramidal é uma opção bem barata para quem precisa de uma cobertura provisória ou de uma tenda para algum evento. A montagem pode ser um pouco trabalhosa dependendo do tamanho da tenda.
As tendas menores contêm apenas 4 tipos de peças: pé, canto, estrela e escada;
Já as tendas maiores contêm 10 peças: pé, canto, escada, meio, varão mediano, vara central, vara do meio, mastro inferior, mastro superior e estrela. 
No manual de usuário das tendas, você poderá saber detalhadamente quais peças são essas. 
Assim que identificar todas as peças, comece a montagem.
1 – Encaixe os cantos e os meios na escada;
2 – Nos cantos encaixe os mastros inferiores;
4 – Encaixe os mastros superiores nos mastros inferiores;
5 – Encaixe cada ponta dos mastros superiores em uma ponta da estrela;
6 – Encaixe os varões medianos na estrela, primeiro em cima, depois em baixo e nos lados;
7 – As varas centrais encaixe primeiro nos meios, em seguida encaixe as varas centrais nos mastros;
8 - As varas do meio encaixe nos mastros, depois encaixe na escada;
9 – Com L13 aperte todos os parafusos dos encaixes.
10 – Coloque as cordas nos meios e nos cantos;
11 – Vá desenrolando a lona sobre a estrutura da tenda, começando pelas escadas;
12 – Posicione os moitões a um metro dos cantos da tenda, e ice a tenda até que fique com 1,5 metros de altura;
13 – Trave os moitões com a corda;
14 – Prenda a lona com o velcro;
15 – Ice a tenda mais um pouco para poder encaixar os pés, retire os moitões depois que os pés da tenda estiver bem encaixada;
16 – Aperte os parafusos dos pés;
17 – Crave as estacas bem inclinadas no chão, dando umas boas marretadas para ficar bem firme;

Tenda Sanfonada


Tem a mesma utilidade da tenda piramidal, porém é muito mais rápida e fácil de montar – por isso seu preço se torna um pouco maior, mas também leva apenas alguns minutinhos para sua montagem.
1 – Posicione a tenda ainda desarmada no centro do espaço que ela ocupará;
2 – Com a ajuda de outra pessoa, pegue um dos lados da tenda opostos ao lado que a outra pessoa pegar;
3 – Vá andando para trás carregando o canto da tenda até que ela fique totalmente aberta;
4 – Em todas as pernas da tenda faça o encaixe dos cantos para a tenda ter firmeza;
5 – Erga a tenda perna por perna, erguendo a perna e puxando-a para baixo ao mesmo tempo até travarem.

Barraca


É ideal para quem vai passar a noite fora acampando e precisa de um lugarzinho fechado para se prevenir do frio, da chuva e dos mosquitos.
Por existirem em mais diferentes modelos, elas virão acompanhadas de um manual de montagem específico para elas, mas sempre vale conhecer alguns truques:
- Muitas das barracas que tem a venda por aí, não conseguem dar conta do recado se tiverem que lhe abrigar de muita chuva, por isso para prevenir, leve junto para o camping alguns metros daquela lona grossa. Assim você pode criar uma espécie de telhado com ela amarrando-a em árvores por perto da barraca. Se não houver árvores por perto, passe a lona sobre a barraca se perceber que vai chover muito – não é o mais adequado, mas ajuda a manter tudo sequinho por dentro da barraca.
- Junto com a barraca e a lona, leve sempre um pouco de “silver tape”. É um tecido que serve para tapar aqueles buraquinhos e rasgos que podem aparecer na barraca.
- Procure montar a barraca com as quinas na direção em que o vento sopra. Se montar a barraca “contra” o vento ela pode acabar virando um tipo de vela e sua barraca sendo arrancada do chão no caso de uma ventania forte.
- Não monte a barraca debaixo de árvores, pois qualquer coisa que caia em cima da barraca pode causar estragos;

- Limpe o local onde a barraca será montada, retirando as pedras e os galhos, pois esses podem rasgar o chão da barraca e incomodar os ocupantes.